Letras - Isabel Ferreira (escriora angolana)


Fonte: Google - http://umacertaangola.blogspot.com/
 
 
 
 
 
 
 
 
ISABEL FERREIRA 
É sobretudo escritora (poesia e contos) e conferencista. Digo sobretudo, pois esta autora multifacetada tem também uma veia artística, responsável pelo seu envolvimento no mundo do espetáculo, no passado. Nasceu em Luanda, Angola, a 24 de Maio de 1958.


É uma mulher do mundo, pois vive entre a sua cidade natal, o Rio de Janeiro, Montreal e Lisboa, para além de uma agenda cheia de conferências que a levam a viajar pelo México, Canadá e outras cidades do Brasil na divulgação da literatura angolana.

É uma autêntica guerreira que desde cedo aprendeu a batalhar sem nunca se deixar vencer pelas vicissitudes da vida, desde a infância, à adolescência vivida em plena guerra civil. O sofrimento por que passou não foi uma barreira à sua evolução como ser humano, pelo contrário, transformou-se num desafio que a levou a vencer grandes obstáculos.

Licenciada em Direito, exerceu advocacia no Lubango, sul de Angola, tendo antes lecionado em Luanda e experimentado o ensino de deficientes mentais, experiência que terá certamente enriquecido a autora sob um prisma diferente. Apaixonada pela arte da representação apostou no Curso de Dramaturgia na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora, em Portugal, mas foi o mundo da escrita que mais a seduziu.

Nas suas obras, Isabel Ferreira retrata a cultura da sua gente, o seu tradicionalismo, e as contradições nascidas dos sentimentos de um povo otimista apanhado pela guerra e as suas consequências.

O seu primeiro livro de poemas foi lançado em 1995, mas foi o segundo trabalho de poesia que começou a despertar atenções, tendo merecido a consideração de alguns vultos da escrita angolana, como Tranjano Nankova, que escreveu o prefácio da obra.

‘Fernando D’Aqui’ (2005), seu primeiro conto, lançado na Academia Brasileira de Letras, foi prefaciado pelo reputado escritor português Urbano Tavares Rodrigues e tem sido reconhecido não só no Brasil como em Portugal e nos PALOPs.

Em 2007, ‘À Margem das Palavras Nuas’ foi um êxito que fez esgotar prateleiras.

‘O Guardador de Memórias’ (2008), lançado em Luanda, encontra-se publicado no mercado internacional literário, nomeadamente nos EUA, Canadá e Portugal.

As suas obras constam de diversas antologias.

Livros de Isabel Ferreira

LAÇOS DE AMOR
 CAMINHOS LEDOS
 NIRVANA
 À MARGEM DAS PALAVRAS NUAS
 FERNANDO D`AQUI
O GUARDADOR DE MEMÓRIAS


Comentários

Mensagens populares